segunda-feira, abril 20, 2009

Peninha

Foto de João Vasco

Foto de Paulo Martins

Foto de Jorge AC Figueiredo
Um dos locais mais emblemáticos da serra de Sintra é a propriedade da Peninha, com 62 hectares, integrada no Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade / PNSC. Nesta é possível encontrar um vasto conjunto arquitectónico, de diferentes períodos históricos: a Ermida da Peninha e um palacete que dominam a paisagem e, mais escondidas, as ruínas da Ermida de São Saturnino.

Nas coordenadas 38º46'07.25" Norte, 9º27'38.25" Oeste e a 486 metros de altura situa-se a antiga ermida da Peninha associada a uma lenda. Possivelmente, construída no tempo de D. João III, com pedra solta, conforme referido na lenda, terá sido reconstruída no século XVII, com planta longitudinal e capela-mor saliente, por pedido de Frei Pedro da Conceição, a D. Pedro III. Contudo, a sua decoração terá sido levada a cabo até 1711, data que consta no painel de azulejos do tímpano, sobre a porta de entrada.

O palacete romântico de estilo revivalista lembra uma fortificação, e foi construído em 1918, por António Carvalho Monteiro para sua residência, mas nunca terá sido habitado.

Na segunda semana de Maio continua a realizar-se uma romaria que se considera a mais ocidental da Europa.

1 comentário:

Luz Santos disse...

Perco-me nas vossas fotografias. Hoje vou ap 1000 imagens ver o que têm de novo.
Para mim ista da fotografia começa a ser uma paranoia... há tanta coisa para registar!...