Sintra é, simultaneamente, a vila portuguesa no Distrito de Lisboa, com cerca de 33 000 habitantes e sede de um município com 317 km² de área e 507 170 habitantes (2004), subdividido em 20 Freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste pelo Oceano Atlântico. A vila de Sintra tem recusado ser elevada à categoria de cidade, apesar de ser sede do segundo mais populoso município em Portugal, segundo a Câmara Municipal de Sintra.
Existe todo um património literário que transformou Sintra numa referência quase lendária. Sintra, cuja mais antiga forma medieval conhecida, Suntria, apontará para o Indo-Europeu “astro luminoso” ou “sol” e terá sido designada por Varrão e Columela como Monte Sagrado. Ptolomeu registou-a como a "Serra da Lua" e o geógrafo árabe Al-Bacr, no Século X, caracterizou Sintra como «permanentemente mergulhada numa bruma que se não dissipa».
O objectivo dos criadores deste blog é o de dar a conhecer, através de um olhar fotográfico, os mais diversos aspectos relacionados com o concelho, locais que o constituem, festividades e actividades, património, folclore, cultura, entre outros.
3 comentários:
Sintra é uma das minhas paixões, mas gostava de a ver mais preservada.
Sinto um encanto nela que é mágico.
Abraço e espreitem "O que os meus olhos viram"... quando lhes for possível.
É um dos meus Blogues.
Eu não me canso de fotografar (claro que mal...) Sintra. Mas há tanto para registar!
Há quem compreenda
Olá,A Luz A Sombra.
É relmente um espaço mágico, diferente, uma paixão. Nós tentaremos espreitar sempre e passar para quem a ama o que vamos vendo. E é importante essa vontade que tem. Muito.
Até breve.
Enviar um comentário